Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

  • Nardele Gomes

6 dicas para arrasar nos textos do Instagram

Textos mais longos ganham cada vez mais espaço - e adeptos - na rede social. Saiba aproveitar!



Se você publica textos, profissionais ou não, escrever bem deve ser a meta buscada em cada publicação. Se você escreve pra um blog ou redes sociais, pessoais ou do seu negócio, se você assina uma coluna, faz marketing de conteúdo, onde quer que você escreva, a mesma meta vale. Mas cada um desses espaços tem um código próprio, e você deve prestar atenção a isso antes de postar o mesmo texto em diferentes veículos. Hoje eu vou falar um pouco sobre como você deve pensar os textos do Instagram, para otimizar o alcance e os resultados desse texto.


O Instagram é uma rede social que foi criada em 2010 para o compartilhamento de fotos. Mas como tudo no mundo virtual, seu uso ao longo do tempo é dinâmico, e os textos mais longos se adaptaram muito bem ao funcionamento da plataforma. Hoje é comum a presença de legendas longas, que ocupam todo o espaço disponível. Você tem, no máximo, 2.200 caracteres para ocupar no Instagram, mas preste muita atenção: isso não quer dizer que você deva postar textos tão longos assim.


Redes sociais são espaços de muita distração, onde seu texto disputa com uma enorme quantidade de outros textos, imagens incríveis, vídeos, tem muita informação competindo pela atenção do usuário. Então, a menos que você já tenha formado um público engajado com seus escritos, o recomendado é que você vá devagar e escreva textos menores pra começar.



Você só tem UMA isca


E ela é a primeira frase. Isso vale pra qualquer texto em qualquer espaço, mas no Instagram sua primeira frase precisa ter no máximo 70 a 80 caracteres (contando os espaços). Isso porque, a partir daí, a frase ganha reticências, e só será lida na íntegra se o usuário tocar em “mais”. E se ele não tiver sido fisgado pelo que aparece antes das reticências, as chances são de que ele não vai clicar pra ler mais. Arrase nas primeiras palavras.



Parágrafos curtos


Apesar do Instagram oferecer ao usuário a experiência no computador, eu arrisco dizer que 99,9% das pessoas o acessam pelo celular. Isso quer dizer que, ao escrever legendas, você deve estar atento ao tamanho dos parágrafos. Uma linha inteira no computador se transforma em duas no celular. Um parágrafo curto no computador é um tijolo na experiência de leitura no celular. Abuse da edição e da capacidade de sintetizar o conteúdo. Parágrafos devem ser curtos, seis linhas no máximo.



Quem é seu público?


Como qualquer rede social, o objetivo final do Instagram é a interação entre pessoas. Então, se você quer ter visibilidade no Instagram, você precisa saber quem te segue, e principalmente, quem você quer que te siga, para direcionar sua comunicação para este público. Por exemplo, se você tem um blog focado num público ligado em moda, você deve usar a linguagem desse público. Se sua página no Instagram é direcionada a um público mais velho, ou a quem busca informações sobre exercícios físicos, ou ao público adolescente, você precisa adaptar sua “fala” a estes grupos. Por isso é importante saber com quem você fala, para usar a forma correta de se comunicar.



Gere engajamento


O engajamento é uma variável fundamental para o bom funcionamento do seu Instagram. A rede social utiliza um algoritmo para determinar quantas das pessoas que te seguem irão visualizar seu post na linha do tempo delas. Ter mil seguidores não quer dizer que essas mil pessoas vão ver seu post passando entre as outras postagens. É o engajamento daqueles que interagem com você (curtindo, comentando, compartilhando e salvando o que você posta) que determina se o Instagram vai “entregar” suas postagens a mais ou a menos pessoas.


Parece complicado, mas o importante a fazer é: motive seu público a interagir com suas postagens. Quando finalizar seus posts, estimule seus seguidores a tomarem algum tipo de ação. Para fazer isso, o ideal é que você entregue conteúdos de qualidade, que ajudem seus seguidores, façam alguma diferença no dia deles, assim eles vão querer compartilhar seu conteúdo, ou participar de algum jeito, comentando, perguntando. Você também pode finalizar as legendas com perguntas, estimulando comentários. Não abuse do seu seguidor, pedindo interação! Isso deve partir dele, estimulado pela qualidade do seu conteúdo, ok?



Boas fotos, naturalmente!


Pra finalizar, volte à função essencial do Instagram. Ele é uma rede de fotos! Então, de nada adianta caprichar nas legendas e colocar fotos ruins, borradas, escuras, com imagens poluídas demais ou de qualidade muito baixa. Capriche nas imagens. A maioria dos celulares está equipada com câmeras com qualidade suficiente para você arrasar nas fotos. Escreva boas legendas e tenha paciência, o resultado virá!



Não abuse das hashtags


Hashtags são etiquetas que linkam seu conteúdo com outros semelhantes. Começam com o caractere "#", e em seguida você coloca uma palavra ou expressão, sem espaços. Por exemplo: #EscrevaMais. Todos os posts que tiverem essa hashtag na legenda estão reunidos em um espaço que você encontra no sistema de busca do aplicativo.


Use, mas não abuse. Ao contrário do que muita gente pensa, usar muitas hashtags não garante que você vai ganhar novos leitores. Em excesso, elas cansam a experiência de leitura e podem até fazer com que seu post desapareça do feed dos seus seguidores. Evite usar a mesma hashtag em todas as postagens e evite também encher sua legenda com esses marcadores.



Dica bônus (que vale pra vida)! Domine as regras para transgredi-las com sabedoria. Legendas grandes, parágrafos mais longos, imagens "estranhas", nada disso é proibido. À medida que você for criando seu público, ouse em formatos e recursos. O céu é o limite. ;-)



Gostou desse artigo? Compartilhe!

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS E COM PRIORIDADE!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram