Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

  • Nardele Gomes

9 atitudes para dar adeus aos bloqueios criativos!

Atualizado: Mai 28

10 em cada 10 escritores se sentem sem assunto de tempos em tempos. Evite bloqueios criativos seguindo esses passos


Todo mundo que escreve, profissionalmente ou por hobby, já deve ter sofrido com bloqueios criativos. Aqueles momentos em que você se senta pra escrever e nada acontece. Às vezes podem durar dias, e desanimam qualquer um. A boa notícia é que dá pra evitar, ou diminuir a ocorrência desses pesadelos!


Escreva diariamente A primeira coisa que precisamos levar em consideração é que escrever todos os dias é o básico. Mesmo que você não vá publicar o produto da sua escrita daquele dia, parar de escrever não é uma boa ideia. Sua frequência não precisa ser um sofrimento, e se for, se dê um descanso. Mas se escrever é o seu trabalho, trabalhe!

Evite procrastinar Deixar de escrever hoje porque não está se sentindo inspirado é cilada! Você acaba deixando o trabalho pra depois e perdendo o ritmo. A consistência leva à excelência. O trabalho do escritor é mais prática do que inspiração.

Crie seu ambiente de escrita Tenha um ambiente para escrever todos os dias. Quando você se senta sempre com a finalidade de escrever no mesmo lugar, sua mente recebe a ordem: hora de produzir! Boa luz, poucos objetos de distração, um item que te inspire, pode ser uma planta ou uma caixinha de som pequena, pra quando você quiser ouvir algo enquanto escreve. Fora internet! Nesse lugar é PROIBIDO redes sociais, notificações, feeds, e-mails, internet de maneira geral. Edite depois Escolha um assunto e apenas escreva, deixe a edição para outro momento. Não se preocupe em corrigir erros de ortografia agora, não perca o fluxo das ideias. Ao final, leia, corrija erros e deixe o texto descansar (e sua mente também). Depois de um tempo volte e releia. Você estará mais próximo da experiencia do leitor, e poderá sentir o que ficou incompleto, mal explicado e fazer as alterações necessárias. Estabeleça metas Defina um tempo para escrever todo dia. Se você não tem o hábito, cinco, dez minutos. Se já tem, crie uma consistência nesse tempo, e vá escalando aos poucos. Você também pode estabelecer um número de palavras por dia. 100, 500, 1000, 5000!


Tome café Você sabia que café aumenta a criatividade? É verdade. Mas aprecie com moderação e evite tomar a partir do fim da tarde, para não alterar seu sono. Exercícios e atividades automáticas Limpe a casa, tome um banho mais demorado, faça uma caminhada, dobre meias, arrume a gaveta. Atividades que não requerem esforço mental costumam limpar a mente e trazer insights. Durma! Nada disso deu certo? Durma. Seu cérebro já teve demais por hoje. Às vezes só precisamos mesmo de uma boa noite de sono. Ainda que o bloqueio apareça amanhã, você poderá enfrentá-lo com a cabeça descansada!

Gostou desse artigo? Compartilhe!

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS E COM PRIORIDADE!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram