Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

  • Nardele Gomes

Como se manter motivado em projetos de longo prazo

É possível finalizar projetos sem depender do entusiasmo inicial


Começar um novo projeto costuma ser uma fonte de entusiasmo. Uma ideia maravilhosa para um livro ou a vontade de criar um blog novo, por exemplo. Normalmente, quando estão no início, são empreitadas animadoras e nos fazem trabalhar incansavelmente.


Criamos títulos, capas, categorias, começamos a escrever. Mas os dias passam e o projeto deixa de ser novidade. Você sente que a parte mais interessante já foi feita e o que vem pela frente não te causa tanto entusiasmo. E é aí que muitos acabam desanimando. E desistindo.


Como manter a motivação quando um projeto dá mais trabalho e requer mais tempo? Não é fácil, mas existem algumas estratégias que podem te ajudar.


Volte ao propósito Por que você teve essa ideia? De onde surgiu o entusiasmo por aquele projeto? Você tinha em mente algo importante a dizer? Uma história interessante pra contar? Acreditou que podia ajudar outras pessoas? Conecte-se com o momento em que você decidiu começar aquele projeto. Manter-se entusiasmado é difícil, o ideal é que você não dependa do entusiasmo, mas sim do objetivo.


Evite "turnos" cansativos Se você não tem o hábito de escrever por muitas horas seguidas, evite trabalhar à exaustão. Isso acaba tornando a empreitada cansativa, e minando sua energia. Estabeleça turnos de trabalho de acordo com sua capacidade de trabalhar com entrega e vontade.


Pare no auge Parece contraproducente, mas fazer pausas no momento mais interessante do capítulo vai te deixar animada para voltar ao trabalho amanhã. É claro que há dias mais produtivos e dias menos produtivos. Não é pra abortar um dia produtivo no meio, mas não deixe o animação se esgotar completamente num dia. Registre as boas ideias que você tem e deixe para desenvolvê-las amanhã.


Divida o projeto em etapas Essa é uma das melhores estratégias. Você quer escrever um livro? Escreva um capitulo por dia, ou uma determinada quantidade de páginas por dia. Continuar trabalhando quando você já está sem energia vai acabar gerando uma escrita também cansada, ou cansativa. Está desenvolvendo um blog? Hoje você pesquisa plataformas para hospedar seu blog; a próxima etapa pode ser criar categorias nas quais quer trabalhar; na seguinte você começa a desenhar a página. A ideia é não querer fazer tudo de uma vez, o processo criativo precisa respirar entre as etapas.


Termine o que começou É difícil olhar pra si mesmo e dizer "eu não termino nada do que começo". Siga em frente com seu projeto por você. Para ter mais uma razão para se admirar. Essa é importante pra você? Siga em frente e reorganize as etapas.

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS E COM PRIORIDADE!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram