Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

  • Nardele Gomes

Dica fácil pra turbinar sua edição

Ao terminar de escrever, leia sempre seus textos em voz alta




Editar é uma das etapas mais importantes da produção de bons textos. É quando a gente dá aquela polida final, transformando a pedra bruta em joia.


Escrever e editar são etapas diferentes e devem ser feitas separadamente.


Primeiro, obviamente, você escreve. E depois de acabar – somente depois do ponto final – você corrige.


“Mesmo os erros de digitação?” Mesmo esses erros. Parar pra corrigir a cada erro de ortografia, gramática ou digitação te faz perder o fluxo das ideias, atrapalha e atrasa o processo, e o pior: te dá a sensação de que sua escrita está endo julgada – e condenada – o tempo inteiro.


Então, se você perceber que tem letras repetidas numa palavra ou se o Word sublinhar alguma coisa em vermelho, siga em frente. Haverá, ao final, uma criteriosa edição que não vai deixar nada disso passar. Deixe que as ideias se apresentem sem julgamentos, verta as palavras no papel sem censura.


E onde entra a leitura em voz alta nessa história?


Ela entra sendo uma poderosa aliada da sua revisão! É ela que te conta alguns segredos importantes sobre seu texto: ele tem ritmo? As palavras soam bem juntas? Não há rimas demais? As frases não estão muito longas, cansativas?


Use a leitura em voz alta pra detectar pequenos problemas como esses e resolvê-los.


Ao construir sua experiência, use todas as ferramentas que estão à disposição para elaborar melhor os seus textos. Uma delas é exatamente essa.


Então, depois de deixar o texto descansar (nada como uma boa noite de sono pra enxergar soluções!), leia-o em voz alta, e deixe que ele te fale sobre os problemas que ele descobriu que tinha enquanto dormia.



Gostou desse artigo? Compartilhe!

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS E COM PRIORIDADE!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram