Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

  • Nardele Gomes

Difícil articular as ideias num texto? Leia este artigo!

É fundamental elencar as ideias numa trajetória lógica para o leitor



Alguma vez você já sentiu que seu texto estava truncado? Que as ideias não faziam sentido juntas e que você não conseguia conectá-las do jeito certo?


Pois saiba que esta é uma dificuldade de grande parte das pessoas que estão desenvolvendo o hábito de escrever e acontece também com escritores contumazes e até profissionais.


Dificilmente as ideias se apresentam claras, na ordem certa, sem te dar nenhum trabalho. O normal é que o texto vá acontecendo durante o processo de escrever, enquanto os argumentos vão surgindo e se encaixando.


Estamos falando de Textualidade.


Você também pode gostar de ler:


Sabe o que é 'queísmo'? Descubra e fuja dele

Comece bem o texto e multiplique seus leitores

6 estratégias para encerrar bem um texto


Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. Ela se dá no nível das frases e do próprio texto.


Dentro das frases, as ideias se articulam através de pontos de ligação entre elas, como "mas", "por isso", "senão", "então", "se", "por outro lado", a depender da relação entre elas.


Dentro do texto, os parágrafos se articulam também de acordo com a relação entre eles, e de acordo com o ordenamento dos argumentos.


Articular bem as ideias é construir um caminho por onde o leitor passe para entender o que você quer dizer, pra conduzi-lo ao seu raciocínio.


Ao escrever um texto, releia e observe se as ideias estão arrumadas. Se elas seguem uma trajetória lógica, se fazem sentido daquele jeito e naquela ordem. Senão, reescreva!


Vale a pena deixar o texto descansar um tempo e voltar a ele depois. Possivelmente você terá nova percepção e verá a trajetória correta para as ideias. Espero ter ajudado!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS E COM PRIORIDADE!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram