Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

  • Nardele Gomes

Pontuação: remédio ou veneno?

Atualizado: Mai 28

O uso inadequado desses dispositivos pode derrotar suas chances de ser lido!



Pontos de exclamação, de interrogação, reticências, vírgulas, pontos. É impossível escrever sem usar sinais de pontuação. O uso correto deles torna a leitura orgânica e agradável, enquanto que o abuso desses sinais pode tornar a experiência cansativa e a compreensão dúbia e até nula.


Vamos observar exemplos e você logo vai entender:


Exclamações


Você pode escrever melhor!!!!!!!


Ou:


Você pode escrever melhor!



Prefira sempre uma exclamação, em vez de várias. Uma única exclamação cumpre perfeitamente o papel de completar a emoção provocada pela frase que ela encerra, seja surpresa, indignação, alegria, espanto, raiva, admiração.


Além disso, usar sinais de pontuação repetidas vezes empobrece esse recurso e prejudica o escaneamento do texto (leia mais sobre isso aqui).


Há ainda uma terceira razão para você não repetir sinais de pontuação como exclamação e interrogação: pode soar como falta de educação, rispidez. Por exemplo:

Interrogações


Por que você chegou tão tarde?


Aqui alguém pergunta a uma terceira pessoa o motivo do atraso. Por querer saber a razão, por preocupação, ou por cobrança de uma pontualidade que não aconteceu.


Por que você chegou tão tarde???????


Percebe que aqui a pergunta soa apenas como uma cobrança bastante impaciente?

Vírgulas


Com as vírgulas a coisa fica mais perigosa, já que a supressão delas, ou um posicionamento errado numa frase pode mudar completamente o sentido. Quer ver?

Vamos comer, vovô!


Ou:


Vamos comer vovô!

Muito cuidado, ou você pode colocar seu avô em perigo!

Brincadeiras à parte, escrever bem não é só escrever corretamente. Mas não há dúvida de que erros de ortografia ou de pontuação podem derrotar suas chances de ser lido!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS E COM PRIORIDADE!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram